Terapia Manual (Quiropraxia/Osteopatia)
É um termo utilizado para designar um conjunto de técnicas terapêuticas utilizada pelo fisioterapeuta para prevenir e tratar as mais variadas disfunções.
O objetivo das técnicas de terapia manual aplicadas sobre os tecidos musculares, ósseas, conjuntivos e nervosas, é obter de forma direta ou reflexa reações fisiológicas que equilibram e normalizam as diversas alterações musculares ostiomioarticulares, e funcionais, assim como suas manifestações dolorosas .
A terapia manual abrange um amplo grupo de técnicas que incluem mobilizações articulares, manipulações articulares e mobilizações dos tecidos moles.
Estas técnicas visam diminuir a dor, melhorar a amplitude de movimentos e aumenta a função.
Além disso, para melhorar a efetividade do tratamento fisioterapêutico podem ser associados alguns recursos como o Dry Needling que também é conhecido como "agulhamento a seco" sendo uma técnica caracterizada pela inserção de uma agulha filamentar sólida ,sem medicação, através da pele, para tratar várias disfunções, incluindo - mas não se limitando - a dor miofascial, o recrutamento muscular, o controle da dor musculoesquelética em geral, regeneração e recuperação de tecidos lesados e até mesmo quadros álgicos